Traição: o que está por trás do que se vê?
Você já se perguntou porque tantas mulheres são traídas e permanecem casadas ? Não é um assunto comum a ser discutido entre as mulheres. Apenas é compartilhado que o homem traiu uma mulher. E fim. Nada mais se fala a respeito do assunto. Em toda história de traição é citado apenas o fato de que um dos cônjuges foi infiel. Não se relata a profundidade desse assunto.
A traição é um tema doloroso, mas ainda cercado de muito silêncio. Há muita vergonha nesse tipo de conflito, e as pessoas evitam compartilhar os detalhes que rondam essa situação no casamento. Há muito julgamento em uma história de traição, há muito julgamento para tomar partido para o lado mais frágil e infeliz da história. Porém, será que isso é a única coisa que podemos aprender com uma história de traição?
Em todo caso de traição, seja homem ou mulher, quem escuta a história julgando dizendo frases do tipo:
- Esse homem é um canalha por ter traído a esposa.
- Essa mulher é uma safada por ter traído o marido.
Essas frases julgam os comportamentos dos cônjuges sem direito ao benefício da dúvida, mas essas expressões ficam longe de olhar para a raiz do problema. Esses julgamentos passam longe de uma solução verdadeira que se encontra na identificação da origem do problema. Ignorar a raiz do problema é como assinar uma sentença de que o casamento vai fracassar sem possibilidade de restauração.
Traição... Não é legal e cabe medidas para resolução. A bíblia adverte e orienta divórcio em caso de adultério. Na legislação, um cônjuge pode ser processado pelos dados que uma traição pode causar na família e no casamento. Traição é adultério, é pecado e é errado. Mas por que ainda há tantas traições? É homem traindo a esposa, é mulher traindo o marido... E está cada vez mais comum que as traições ocorrem, afinal o casamento se tornou descartável para muitas gente: "qualquer coisa é só separar!" Eles dizem...
Apesar do divórcio ser uma possibilidade de dissolução de uma união violado, ainda assim há homens e mulheres que traem, mas não querem o divórcio... Por que será que isso acontece? Para muitos casais, isso não é átoa, tem motivo e a sistêmica familiar pode explicar os motivos para tal. Na minha aula entitulada "Traição: o que está por trás do que se vê?" eu explico algumas razões, explico algumas dinâmicas ocultas para que homens e mulheres traiam seus cônjuges, mas permanecem casados.
Essa aula é um convite à consciência porque entender e reconhecer é o primeiro passo para se libertar do cativeiro da "traição".
Michely Castro,
Psicoterapeuta Sistêmica Familiar.
Comentários
Enviar um comentário