Nós somos mais leais do que livres!

 Você já parou para observar as "coincidências" entre você e a sua família?

Todos nós temos características da nossa família.  Normalmente, temos a mesma cor de cabelo, mesma cor de pele. A cor dos olhos costuma ser igual ao pai ou igual da mãe. Em todas famílias há semelhanças entre os membros. Isso nos faz pertencentes a nossa família. Herdamos hábitos, herdamos opiniões. Isso tudo fica em nosso sistema familiar. 

Até aqui tudo normal, né? Isso é uma herança óbvia que recebemos da nossa família. Agora eu quero que você aprofunde nos seus conhecimentos... Não herdamos apenas as características físicas do nosso sistema familiar, algumas histórias se repetem também. Já viram aquelas famílias em que todas as mulheres são traídas? A avó foi traída, a mãe foi traída e a filha também.. Vocês acham que é uma coincidência? É claro que o homem que traiu é errado e teve a opção de escolher trair ou não, porém de acordo com as dinâmicas ocultas das constelações familiares, pode existir lealdade entre as mulheres da família. Isso significa que uma mulher vai seguindo o destino da outra. Como? Escolhendo um homem que vai fazê-la reviver a história de dor da família. Ou seja, vai escolher um homem que possua características de um homem capaz de cometer adultério para viver a história de traição semelhante a história de vida de outra mulher da família. Loucura, não é? Mas isso realmente acontece porquê somos muito mais leais do que livres... Na minha aula, "Traição: o que está por trás do que se vê?", eu explico como isso acontece.

Somos plenamente capazes de fazer escolhas que nos façam viver a parte triste da história da nossa mãe. Uma filha consegue fazer escolhas para viver uma história em que é traída como a mãe foi. Por isso, há tantas histórias repetidas dentro de uma mesma família. E normalmente, quando as histórias de dor se repetem dentro de uma família com relação à traição, é comum que as mulheres da família pensem conforme as crenças:

- Homem nenhum presta.

- Todo homem trai.

- O homem precisa trair para ficar no casamento.

- Todo homem é propenso a trair.

E por causa desse tipo de crença, para MUITAS MULHERES está tudo bem se o homem trair porquê inconscientemente é o que elas consideram certo que aconteça. Por que? Porque no seio familiar todas as mulheres foram traídas, então para mulheres que estão nessa família, traição é aceitável. As crenças são absorvidas durante a infância e se tornam verdades dentro de cada mulher. Se as crenças do seio familiar são negativas como "homem não presta", as mulheres da família que ouviram isso vão escolher homens com a possibilidade de provarem que essa crença é verdadeira.

Somos muito mais leais do que livres!

Se você percebe que há repetições de dor em sua história, saiba que é possível interromper o ciclo. Na minha aula 'Traição: o que está por trás do que se vê?', eu te mostro como dar esse primeiro passo com consciência e amor


Michely Castro,

Psicoterapeuta Sistêmica Familiar.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

O que não faz a mulher sábia?

A mulher edifica o lar!

GRATIDÃO: CULTIVANDO UM CORAÇÃO GRATO EM DEUS

O que faz a mulher sábia?

Mulher de provérbios 31 o que é?

A resposta da ingratidão e murmuração!